Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

SEM NOÇAUM! #2: usando internet no trabalho








“Eu to cheio de trabalho, to sem tempo!”
Foi isso que ouvi de um mala cidadão*1, poucos minutos antes de vê-lo acessando o Facebook.
Ok, podem me chamar de chata, cri-cri, caxias, o que for, mas eu não consigo entender como uma pessoa reclama que não tem tempo pra fazer as coisas e fica o tempo todo fofocando checando, atualizando e interagindo nas mídias sociais.
Um tempo atrás isto me incomodava (e ainda incomoda, vai...), hoje eu não ligo mais (mentiiiiira!), DESDE QUE não venham me encher o saco dizendo que está até o pescoço de trabalho.
Por isso, galere, seguem umas dicas de etiqueta para uso da internet no trabalho!

SE VOCÊ É CHEFE:

· Até o ócio pode ser produtivo, desde que o ócio não seja em tempo integral. Saiba identificar a diferença de quem está só dando um tempo de quem só faz de conta que trabalha
· NINGUÉM é 100% do tempo produtivo (se tiver, desconheço), portanto, uma pausa pra checar emails particulares e dar uma olhadinha nas fofocas é bem-vinda!
· Se seu subordinado entrega todas as demandas em dia, não falta, contribui e se envolve com o setor, é necessário ficar de guarda nos acessos dele?
  · Esteja atento aos que se utilizam da internet esporadicamente e os que fazem de conta que estão trabalhando (ahhh... o alt+tab!)





SE VOCÊ É SUBORDINADO*2:
· Não seja deselegante: tenha a cara-de-pau decência de fechar o programa quando estiver de vadiagem e alguém passar por perto
· Não se engane: as pessoas percebem que você não está trabalhando
· As pessoas não gostam de estarem atoladas de trabalho e saber que o colega está zuando na net. Ou vai embora, vagabundo você ajuda, ou não deixe explícito que não está fazendo nada
· Cuidado: as empresas têm direito de rastrear o conteúdo utilizado, tanto nos emails quanto links acessados. Deixe pra acessar pornografia suas mensagens pessoais em casa!
·
*1: nem que me torturem contarei quem foi! Dica: foi mais de uma pessoa. E foram várias ocasiões.
*2:Salvo as profissões que fazem uso das mídias sociais em tempo integral. Mas são exceções!

Uma bjka,
Alyne
(aquela que fez este post em horário comercial em protesto aos que só enrolam no trabalho. Mas foi só esse!)