Páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

"Dia" do professor


Não sei todo mundo sabe, mas eu cursei Pedagogia.
Sim, eu queria ser professora!
Foi a primeira profissão que tive contato, nutri uma vontade de exercê-la minha vida toda!
Fui aprovada pela Universidade Federal, e mal sabia eu as dificuldades que um professor (mesmo com condições) passa para ter seu tão sonhado diploma.

Logo que comecei a atuar na educação infantil, percebi que a coisa era muito mais séria.
Ensinar crianças não é só jogar bloquinhos de montar, ou deixar eles correrem livres pelo parque (mesmo que algumas pessoas assim façam, ou pensem). Não, não é "facinho" cuidar de gente pequena.

Estar presente nos primeiros anos de vida escolar de uma criança é, depois de ser pai e mãe, a maior responsabilidade que um adulto pode ter.
São esses anos que vão influenciar as decisões que os pequenos irão tomar nos anos seguintes.
São os primeiros anos de escola que vão ensinar o que eles irão passar pela vida toda: ganhar, perder, dividir, tentar de novo, conhecer seus limites, desistir, ajudar, pedir ajuda.
É no apoio da "tia" que o serzinho procura seguir em frente, em segurar o lápis na maior dificuldade, traçar os primeiros rabiscos...
E como é mágico chegar no fim do ano letivo e perceber que tudo o que eles absorveram foi a "tia" que mostrou!

Hoje tenho mais do que certeza que é com dom que os professores são chamados a trabalhar. Nem todo mundo pode, consegue ou aguenta. É por ser um dom que a profissão, hoje mais do que sucateada, persiste. Acredito que é a única profissão do mundo em que se ganha pouco para fazer algo com tanta responsabilidade.

Quero deixar aqui minha admiração, não só pelos professores que marcaram minha vida, mas todas as minhas lindas colegas que persistiram no seu sonho de lecionar, e às duras penas mantêm vivo esse sonho de marcar eternamente a vida de tantas pessoas!
Minhas amigas e colegas de curso... não é só um dia que é dedicado a vocês, mas sim, a vida de todas essas mentes que vocês instigaram a querer cada vez mais!
Que Deus abençoe todas vocês! Que Ele cuide de suas vozes e que mantenham suas mãos firmes para continuar direcionando todas essas criaturinhas!
Que vocês ganhem muitas licenças-prêmio, mais hora-permanência, mais dignidade!

Um lindo Viva! pra todas as minhas amigas professoras!

um beijo com giz e glitter,
Alyne
(aquela que guardou todos os bilhetinhos dos alunos desde 2004!)