Páginas

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Transferência de medos


Já perdi as contas de quantas vezes eu fui parada na rua quando Wendy, minha cã, estava me acompanhando. Principalmente crianças.
É incrível o fascínio que as crianças tem pelos animais, e mais incrível ainda é o medo dos pais.
Eu sei - e respeito! - quem não gosta de cachorros ou outros animais. Ok, eu também não curto aranhas, peixes e cobras. Mas também não faço apologia contra animais de estimação.
Ter animais de estimação e tão trabalhoso quanto ter filhos, isto é, se você cuida tão bem um ou outro. Sou super à favor de toda criança ter seu bicho, pois além de aproximá-las da natureza, cria senso de responsabilidade e companheirismo (só não vale fazer todo o trabalho pelo seu filho, aí não adianta né!) além de tornar qualquer pessoa mais confiante e feliz.
Sempre que percebo que alguma criança está quase pulando no pescoço de vontade de pegar a Wendy eu pego a cã no colo, pergunto se ela quer passar a mão (veja, não estou oferecendo o cachorro por completo, estou mantendo a margem de segurança!) e aviso pro acompanhante "ela é mansa, se quiser pegar, pode pegar!". Não tem erro: TODAS pegam nela, passam a mão, querem levar pra passear.
É lindo ver as criancinhas pegando nela! Já ouvi tanto "aaahhhh... que fofinha!!!", "parece um carneirinho!", "que bonitinha!" que eu já nem ligo mais... (mentira, eu adooooro que elogiem minha cã-peta!). Ouvi também uma dizer "Bloquinho", mas acho que ela queria dizer "Floquinho"!
Mas uma vez eu ouvi um "não pega, filha, que nojo!". WHAT???? Nojo do quê, minha gente?
A cachorra tava limpa, na coleira, acompanhada, não era um bicho de rua, com sarna, descuidado! (e ainda se fosse, eu passo a mão do mesmo jeito, merecem tanto carinho quanto qualquer outro)
Gente!!! Que tipo de pessoa está sendo criada com "nojo" de animais??? 
De um jeito mais simples: minha mãe odeia beterraba. Eu gosto e nunca fui proibida de comer porque ela não gosta. Deu pra entender? É a mesma coisa!
Agora, se você não gosta de animais, vai proibir seu filho de ter contato? 
Eu tenho um receio enorme em pensar que tipo de pessoa insana é essa que priva os filhos de algo tão legal que é ter contato com animais. Com certeza alguém que foi privado desse contato na infância, que teve um trauma com um único animal e agora acha que todos os outros animais do mundo são perversos, sujos, venenosos e agressivos. E eu sinto muito por você que é assim... de verdade, eu sinto mesmo! Com certeza você está perdendo momentos maravilhosos na companhia dessas criaturinhas!
Aconselho a não privar seus filhos desse mundo maravilhoso dos animais de estimação. Se não quer ter um em casa (sim, dá trabalho, e muito!), deixe que ao menos ele se divirta com os animais dos vizinhos e parentes!
Nem todo mundo está pronto para um animal de estimação. Exige cuidado, responsabilidade e paciência. Igual filhos.
O medo não existe quando nascemos. Ele é criado ao longo de nossa existência. Logo, pode ser vencido se quiser. Tá aí o João Gualberto que não me deixa mentir!

(clica pra ver, se tiver coragem!)

Se permita ter a experiência de conviver com bichos. Se não quiser, permita que seus filhos o façam. Toda pessoa tem o direito de escolher se gosta ou não de animais. 

Lambeijos,
Alyne
(que passou a mão no tubarão-lixa! Sou radical!!!)